eu sô kaypira y eu num falu portugeys
eu falu kaipireys
eu falu kaipireys
|
Escrevamos em português!
Escrevamos em português. sound obsolete in Brazilian Portuguese.
Current usage is: VAMOS ESCREVER EM PORTUGUÊS (more formally) or VAMO ESCREVER EM PORTUGUÊS (more informally).
Escrevamos em Portugues:
Autopsicografia O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. E os que lêem o que escreve, Na dor lida sentem bem, Não as duas que ele teve, Mas só a que eles não têm. E assim nas calhas de roda Gira, a entreter a razão, Esse comboio de corda Que se chama coração -----------------//--------------------- Deixei de ser aquele que esperava Deixei de ser aquele que esperava, Isto é, deixei de ser quem nunca fui... Entre onda e onda a onda não se cava, E tudo, em ser conjunto, dura e flui. A seta treme, pois que, na ampla aljava, O presente ao futuro cria e inclui. Se os mares erguem sua fúria brava É que a futura paz seu rastro obstrui. Tudo depende do que não existe. Por isso meu ser mudo se converte Na própria semelhança, austero e triste. Nada me explica. Nada me pertence. E sobre tudo a lua alheia verte A luz que tudo dissipa e nada vence. -----------------//--------------------- Basta pensar em sentir Basta pensar em sentir Para sentir em pensar. Meu coração faz sorrir Meu coração a chorar. Depois de parar de andar, Depois de ficar e ir, Hei de ser quem vai chegar Para ser quem quer partir. Viver é não conseguir. -----------------//--------------------- MAR SALGADO Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quere passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. http://www.fpessoa.com.ar/
Erro de português
Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena!Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português [Oswald de Andrade] Brasil O Zé Pereira chegou de caravela E preguntou pro guarani da mata virgem — Sois cristão? — Não. Sou bravo, sou forte, sou filho da Morte Teterê Tetê Quizá Quizá Quecê! Lá longe a onça resmungava Uu! ua! uu! O negro zonzo saído da fornalha Tomou a palavra e respondeu — Sim pela graça de Deus Canhém Babá Canhém Babá Cum Cum! E fizeram o Carnaval [Oswald de Andrade]
Jesu quem trouxe ora cá
esta cabeça de vento siso de cacaracá eu nam sei como lá vá tamanha vergonha sento. (Fadas, Gil Vicente) ---------//---------- Que linguagem é essa tal? Ui e ele fala aravia olhede o nabo de Turquia. Falade aramá Portugal. [...] Má pesar vej’eu de ti dize má trama te naça que dizes que nam t’entendo? Fazes escárnio de mim? Ora juro a Deos que é graça ò demo que t’eu encomendo camanho tu estás i. (Fadas, Gil Vicente) ---------//---------- Ò Inferno?... Eramá... Hiu! Hiu! Barca do cornudo. Pêro Vinagre, beiçudo, rachador d'Alverca, huhá! Sapateiro da Candosa! Antrecosto de carrapato! Hiu! Hiu! Caga no sapato, filho da grande aleivosa! Tua mulher é tinhosa e há-de parir um sapo chantado no guardanapo! Neto de cagarrinhosa! (Auto da Barca do Inferno, Gil Vicente) ---------//---------- Enfim, se neste tratado alguma tenho ofendido, já me prostro arrependido de ser tão arrazoado: já tenho desabafado; já disse tudo o que quis; porém neste, enquanto diz a musa praguejadora, que qualquer é mui senhora do seu doce, e seu nariz. (Décimas, Tomás Pinto Brandão)
Guest:''Sonia: e você mesmo tem algo para dizer? ''
there are several mistakes here E você mesma não tem nada para falar/dizer?
A separação estrutural entre a língua de Portugal e do Brasil é um fenômeno lento e de águas profundas, que é fácil, e, a muitos, desejável não observar.
(Ivo Castro, lingüista português 2001: 24).
Nós concordá com todo mundo, porque nós não temo opinião propria. Nós não sabemó falá, só sabemó resmungá.
A gente num saca a portuguesada. Eles num sabem falar direito. Por isso a gente acaba dublando eles.
|