Por que as pessoas se matriculam em cursos de inglês?

From Antimoon Translation Project

Pawel Kowalczyk, um leitor do Antimoon, escreveu-nos há algum tempo, fazendo esta pergunta:

Eu não entendo as pessoas que vão para cursos de inglês. Na maioria dos casos, os resultados de um estudante típico não valem o dinheiro pago por ele. Acredite ou não, mas eu aprendi Inglês muito bem sem gastar mais dinheiro do que um típico estudante normalmente tem que gastar por um único semestre em um curso de inglês.

Creio que a resposta tem duas partes:

  • Consciência. As pessoas não percebem que podem aprender Inglês por conta própria.
  • Motivação. Mesmo que pensem sobre a aprendizagem por conta própria, eles são preguiçosos demais para fazer isso.

Conscientizaçãoedit

As pessoas estão divididas em imitadores (> 90%) e pensadores (<10%). Imitadores passam suas vidas copiando o comportamento dos outros. Eles se matriculam em cursos de inglês, porque todo mundo se matricula. Pensadores são as pessoas que, pelo menos de vez em quando, são capazes de fazer perguntas "As pessoas realmente estão fazendo da melhor maneira possível?" e "Eu tenho feito da melhor maneira possível durante todos esses anos?".

É interessante notar que até mesmo os "pensadores" se comportam como imitadores na maior parte do tempo. A vida é complicada e não há tempo suficiente para encontrar sua própria solução para cada problema. Temos que resolver muitos problemas, copiando soluções de outras pessoas. Por exemplo:

  • Compramos um aparelho de TV que nosso vizinho comprou.
  • Bebemos café da manhã pra acordar, porque vemos as outras pessoas tomando café na manhã.
  • Não pensamos sobre onde investir a nossa economia. Nós só colocamos no banco, porque as pessoas ao nosso redor fazem isso.

Da mesma forma, em vez de tentar encontrar a melhor maneira de aprender bem inglês, a maioria das pessoas apenas fazem o que outros fazem: eles se matriculam em cursos de inglês.

Este comportamento é reforçado pelo fato de que nosso sistema de ensino é baseado em escolas. Na maioria dos países desenvolvidos, todos são obrigados a gastar mais de 10 anos de sua vida no sistema escolar. Como resultado, todo mundo tende a assumir que a aprendizagem tem que acontecer em sala de aula.

Em suma, as pessoas não percebem que podem aprender inglês de maneira diferente de cursos de inglês, porque:

  • Elas sempre frequentaram aulas de algum tipo
  • Todos ao seu redor se matriculam em cursos de inglês
  • Elas nunca tentaram encontrar uma maneira melhor de aprender inglês
  • Ninguém mostrou-lhes uma outra maneira

Motivaçãoedit

Mesmo que você saiba sobre outros métodos de aprendizagem, eles podem não ser ideal pra você. Ler um livro em uma língua estrangeira por 20 minutos todos os dias é uma tarefa assustadora para muitas pessoas. "O que você quer dizer, ler em uma língua que eu não entendo? Você está louco? E por favor, o que você quer dizer com todos dias?"

Por que gastar seu tempo analisando frases quando você pode passar a noite assistindo TV (o que é algo ruim apenas se for no seu idioma nativo... assistir TV em inglês é parte do processo do verdadeiro aprendizado), certo? Para pessoas como estas, parece que a única maneira de fazer qualquer tipo de progresso com o inglês delas é contratar um professor que vai lhes dizer exatamente o que fazer, dar-lhes lições de casa, testá-las e - se necessário - puni-las com notas ruins. Como aulas particulares geralmente são bem caras, elas se matriculam em turmas grandes, e como resultado gastam muito dinheiro para melhorar o seu inglês em 5% ao ano, mas, ei! Pelo menos eles não precisam ler livros em inglês.